2022/05/27

#0003 – Retornando ao blog após um longo e tenebroso inverno…

           Concebido e escrito por Miguel Luiz Martins

    Iniciei esse blog quase no fim de 2018, na intenção de mostrar formas de reciclar e reutilizar diversas coisas, especialmente material eletrônico, recuperando-o ou transformando-o em algo diferente e lhe dando nova vida.

      Muitas ideias e muitas criações ao longo do tempo, que já tinham sido ou estavam sendo executadas, foram documentadas maiormente em fotos e alguns vídeos, que foram sendo colocadas em minha hemeroteca digital para serem posteriormente transformadas em artigos para esse blog. Apesar de não estar publicando regularmente os artigos, a ideia era ir formatando o material para posterior publicação, de forma mais periódica

      Porém, em 2020, apesar de sempre manter meu computador atualizado e com todas as condições de segurança, sofri um ataque digital por alguém explorando um “zero-day exploit” que ainda não havia sido coberto por um patch e muitas das informações que dispunha foram apagadas dos meus discos!. Ao detectar um acesso intenso e anormal aos meus discos, cortei imediatamente o acesso aos mesmos, mas, ao verificar os discos atingidos, infelizmente constatei que suas tabelas e uma grande parte dos arquivos tinham sido apagados. E em uma verificação forense posterior, pude ver que eles não somente tinham sido apagados, mas também tinham sido sobrescritos com 00 e FF, para não permitir sua posterior recuperação com programas forenses e de recuperação de arquivos!

      Provavelmente um “cracker” (pois não se pode chamar de hacker a um sem-vergonha desses!) iria me cobrar ransomware pelo acesso ao meu sistema e, mesmo que eu pagasse para “recuperar a minha informação”, eu jamais a teria de volta, dado que os arquivos não foram encriptados, mas sobrescritos! Mas como logrei abortar a operação, a destruição total felizmente não ocorreu.

      Os discos do RAID estão intocados desde o ocorrido, porém, por estar desempregado no momento, não estou em condições de comprar um disco de 4 ou 6 TB para fazer a recuperação do que possa ainda ser resgatado dos discos! 😢

Fig. 1 - RAID discs
Fig. 1 - Discos RAID afetados


      Por isso, infelizmente terei que, momentaneamente, deixar para trás tudo aquilo que antes havia feito e produzido e começar a publicar novas ideias e reaproveitamentos, até que possa recuperar o material perdido ainda disponível. Vai ficar para quando volte a ter condições de comprar-me outros discos...

      Mas, o importante, nesse momento, é retomar o blog e suas publicações!

      Como se diz no popular, “vâmo que vâmo”… Pra frente é que se anda!


      Desistir? Jamais!

         TAGS: reiniciando; retomando; RAID; ransomware; hacker; cracker, “zero-day exploit”

           Petrópolis, 27 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[En] Thanks for commenting on my blog! Due to the proliferation of automatic posting bots, your comment will be checked, before being accepted.
[PtBr] Obrigado pelo seu comentário! Devido ao uso indiscriminado de bots de comentários automáticos, o seu comentário será analisado antes que possa ser permitida a sua aceitação e liberação.

#0003 – Retornando ao blog após um longo e tenebroso inverno…

           Concebido e escrito por Miguel Luiz Martins     Iniciei esse blog quase no fim de 2018, na intenção de mostrar formas de reciclar...